BLOG

Sala se transforma em bar para receber os amigos

Por onde começar a decorar um espaço?

 

Sempre que eu pergunto pras pessoas como elas gostariam que seus espaços ficassem depois de uma transformação elas me contam um pouco das suas histórias e tentam descrever em palavras as sensações que gostariam de ter, o que acham bonito, quais são suas dificuldades com relação à decoração…

 

Você já tentou conceituar as palavras bonito e feio ou aconchegante, por exemplo?

 

Se já tentou, deve saber que esta não é uma tarefa muito fácil não é mesmo?

 

Eu aposto que se você fizer uma lista do que é aconchegante e pedir pro seu melhor amigo fazer o mesmo, as respostas serão completamente diferentes! E tá tudo bem! Não existem respostas certas e erradas e é justamente essa a graça de tudo!

 

Quando eu comecei a conversar com o dono dessa sala sobre o projeto, ele me disse que queria uma decoração despojada e sem quebra-quebra, afinal o apartamento era novo e ele já tinha se mudado.

 

Mas o que significava uma “sala despojada” ?

 

Quando eu fiz esse questionamento, ele ficou alguns segundos em silêncio, me pediu um instante e me mostrou essa foto:

 

 

 

Sim, meus caros! Uma cervejeira! Quem nunca quis ter uma ao alcance das mãos né não?

 

Essa foi a forma bem humorada que ele encontrou de me dizer que este era o item mais importante desse projeto e que receber os amigos pra beber uma boa cerveja era prioridade!!

 

A história

 

O gosto pelos rótulos de cervejas especiais surgiu na adolescência, quando, antes mesmo de poder degustá-las, ele colecionava suas latinhas. Talvez tenha surgido dai o desejo de ter um canto especial para degustar sua bebida favorita e poder dividir esse momento com os amigos.

 

E como pedido feito é desafio aceito, partimos juntos nessa missão de transformar a sala vazia num bar bem despojado e aconchegante.

 

Mas como transformar a sala num bar? Que características ela deveria ter pra que atingisse seu objetivo? Quais os tipos de materiais deveriam ser usados?

 

Um bom processo de investigação garantiu que nós selecionássemos juntos os itens que mais tinham a ver com o clima que ele desejava criar pra esse espaço. Segundo a nossa pesquisa, azulejo hidráulico e madeira em tom médio eram os itens mais desejados.

 

O projeto

 

Pra trazer o tão sonhado bar pra dentro da realidade dessa sala com metragem reduzida, nós utilizamos a mesa de jantar e marcenaria sob medida como aliados. Pra aproveitar melhor o espaço, a sala e a varanda foram integradas a pedido do cliente transformando tudo num espaço convidativo para passar um tempo sozinho ou para receber os amigos.

 

A ideia original do projeto era criar um ambiente sóbrio usando preto e cinza como base. O toque de cor ficaria por conta dos azulejos hidráulicos e das garrafas de cerveja.

 

 

Como ficou

 

O projeto já estava definido e pronto pra começar a sair do papel quando algo mudou e mais uma pessoa chegou pra compartilhar experiências e usufruir as delicias de viver nesse espaço.  Apesar de não ter participado do processo de decisão e escolha de materiais, foi ela – a então namorada do dono do apartamento – a responsável pelo pedido especial de tornar essa sala um pouco mais vibrante e cheia de detalhes.

 

 

A principal parede do ambiente ganhou destaque com o uso do revestimento que simula azulejo hidráulico. A marcenaria, feita sob medida, ajudou no aproveitamento do espaço e contribuiu pra que esse canto se transformasse no principal ponto de interesse dessa sala.

 

 

 

  Nós temos (muitas) cores!

 

Pra cumprir a missão de deixar a sala mais colorida, a cervejeira que, no projeto, era cinza passou a ser vermelha e muitos livros, plantas e delicadezas também foram adicionadas ao espaço.

 

 

 

E olha ela ai – a tão sonhada cervejeira vermelha –  a dona do pedaço fazendo bonito com os amigos e com o dono da casa! 🙂

 

 

Além de abrigar os itens do bar, o móvel desenhado pra esse canto da sala também recebeu a função de banco e nichos (desenhados para abrigar alguns livros da biblioteca pessoal desse casal).

 

Uma ótima ideia de aproveitamento do espaço né não?!

 

Como nem só de fim de semana e cervejinha gelada vive esse casal, o layout da sala também foi pensado para receber a sala de TV e a biblioteca que ocupa a estante com iluminação embutida criada sob medida pra atendê-los.

 

 

 

Filme e pipoca também combinam bem com essa sala né?! É claro que não poderia faltar espaço pra eles 🙂

 

 

Detalhes que fazem a diferença

 

Aaahh.. os detalhes!!! Trilhos com spots, iluminação embutida na marcenaria, quadros, almofadas coloridas na medida certa, plantas (que são o hobby da dona da casa), lembranças de viagem e cervejas (muita cervejas) transformam essa sala-bar num canto acolhedor e cheio de personalidade.

 

 

 

 

Olha que bacana essa flauta de bambu trazida de uma viagem ao Peru complementando a decoração  <3

 

 

O final na história

 

Quando esta sala ficou pronta, além de unir um casal, ela uniu os amigos também! O sucesso entre eles foi tamanho a ponto de influenciar no nome escolhido para rede de wifi – que claro, só poderia se chamar “OPEN BAR”.

 

Um dos poucos quadros da sala foi presente de um amigo que fez questão de criar um pôster pra deixar bem claro os motivos que o fazem retornar sempre (a cerveja IPA – a favorita do dono da casa- e as guloseimas deliciosas que são preparadas e servidas em dia de OPEN BAR)

 

 

 

É impossível não se sentir acolhido nessa sala !!

 

 

 

 

Gratidão a esse casal por confiar a mim a missão de ajudá-los a transformar esse espaço num lugar cheio de significado e personalidade

 

Um espaço nada mais é do que a exteriorização do que seus donos carregam consigo internamente!

 

E ai? Que tal se inspirar, relaxar e tomar uma cervejinha gelada heim? 🙂

 

 

*Esse projeto fez parte do pacote de serviços “projeto share” e recebeu alguns complementos de serviço no meio do processo. Se você quiser saber mais como eu posso te ajudar a transformar o seu espaço, dá uma olhadinha aqui 😉

 

Um beijo e até a próxima!

 

Carol Dias

Um Comentário

Silvia. Dias

Parabéns ! Vc sempre sensível às ideias e desejos de seus clientes … e tudo sai muito lindo pelo simples fato de vc colocar amor em tudo o que faz !
Bjs ????

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *