BLOG

Ajustes na marcenaria deixam o quarto do casal mais funcional e agradável

IMG_20160327_134850

 

Qual a principal característica dos apartamentos construídos nos últimos anos?

 

Ponto para quem disse: “medidas reduzidas”

 

Pelos mais diversos motivos, estamos vivendo em espaços cada vez menores e, como consequência, tendo cada vez mais dificuldade em organizar e otimizar esses espaços.

 

Nesses casos, a marcenaria sob medida tem se mostrado um dos nossos maiores aliados. É ela que nos ajuda a organizar, dividir e aproveitar cada centímetro disponível. E é através dela que conseguimos realizar milagres como: fazer um ambiente parecer mais amplo.

 

Quer ver como isso funciona na prática? Dá uma olhada no projeto desse flat.

 

Mas os espaços sempre parecerão mais amplos e organizados com móveis planejados? Será essa uma regra?

 

Infelizmente a resposta é: Nem sempre!

 

Às vezes ficamos tão preocupados em ter mais armários para compensar a falta de espaço (e esconder a “bagunça” do dia a dia), que olhamos para os ambientes de forma parcial e simplesmente nos esquecemos de pensar na questão: funcionalidade e conforto x estilo de vida. E foi exatamente isso que aconteceu com o quarto de um cliente!

 

Coincidentemente, também usei o projeto do mesmo cliente no último post. Se você ainda não viu, tá perdendo! Corre lá e dá uma espiada! Sem pressa: eu te espero 🙂 … viu que bacana a sala?

 

Mas no quarto o caso era diferente, faltava um pouco de praticidade. O espaço tinha armários suficientes (até sobrando), mas não tinha nenhum tipo de apoio praqueles nossos objetos inseparáveis do dia-a-dia.

 

Antes

 

2014-07-31 12.12.52

 

Além da falta de mesinhas de cabeceira, o conjunto de armários instalados na área da cama fazia o espaço parecer mais estreito e achatado. O que nos causava a falsa impressão de que o quarto e a cama eram menores do que de fato são.

 

E é engraçado como uma coisa puxa a outra, né?! Há alguns dias eu estava tentando conhecer e entender um pouco sobre Feng Shui e, coincidentemente, li que não é aconselhável dormir com prateleiras ou armários acima de nossas cabeças. Mas não vamos aprofundar nisso agora… quem sabe eu aprendo um pouco mais e dedico um post só para falar sobre essa milenar técnica chinesa.

 

Diante do “problema” da cabeceira, qual seria a solução? Começar tudo do zero?

Essa é sempre uma opção, mas nem sempre a mais viável $$$!

 

E para o cliente, a busca por um quarto mais funcional era tão importante quanto a necessidade de MANTER a configuração do quarto e os armários (que ainda estavam novos).

 

Com esses (e outros) objetivos em mente, decidimos investir em uma solução única e certeira: substituir os armários acima da cama por um painel de madeira com nicho.

 

Depois

 

Carol Dias - quartos pequenos - marcenaria

 

Uma única solução que foi capaz de nos trazer 4 ótimos resultados:

 

Criou apoio para celulares e pequenos objetos do dia-a-dia;

 

> Criou um ponto de interesse no quarto e atendeu o objetivo secundário do cliente (que era o de tornar o espaço “menos branco” e mais aconchegante);

 

> Criou uma nova cabeceira e eliminou aquela sensação de “aperto” com o simples recurso de trazer a cama 15cm para frente;

 

> Possibilitou que um ponto de energia, que estava escondido atrás de um dos armários, se transformasse em pontos de tomada e “nicho abajur”.

 

Pode ser que você esteja sentindo falta de um pouco mais de aconchego. Que tal um tapete ao lado da cama? Simples não?? Ele ainda não está ali, mas o cliente me disse que estará em breve 🙂

 

Pra concluir esse post, eu quero deixar duas dicas:

 

> Quantidade não é sinônimo de praticidade. Encher o seu ambiente com armários não vai te ajudar a otimizar e organizar o espaço. Lembre-se que marcenaria sob medida é uma ótima aliada na hora de aproveitar espaços reduzidos, mas a falta de planejamento pode trazer péssimas consequências.

 

Portanto, na hora de planejar seus espaços, não se esqueça de levar em conta funcionalidade, estilo de vida e sensações.

 

> Consertar custa mais caro e dá mais trabalho do que planejar. Pode-se dizer que o meu cliente teve sorte em encontrar uma esquipe para solucionar o problema do quarto dele. Mas isso não é uma regra! Lembre-se que nem sempre é possível arrumar uma solução prática e de fácil execução para algo que foi mal planejado. E mais difícil do que encontrar soluções, é encontrar profissionais dispostos e aptos a consertar algo que já foi iniciado por outra pessoa.

 

Por isso minha dica é: planeje sempre! Pense em todos os detalhes. Se imagine usando o espaço depois de pronto e tente perceber se ele atenderá suas necessidades do dia-a-dia.

 

Então agora que você já sabe que planejamento e otimização (de espaços e orçamentos) estão diretamente relacionados, não perca tempo e dinheiro. Planeje!

 

Esse foi um serviço que o cliente contratou dentro dos moldes do projeto share e depois decidiu mudar para categoria do projeto full. Se você gostou e quer saber mais sobre essas e outras categorias de serviço, é só clicar aqui.

 

Beijos e até a próxima

 

Carol Dias

3 Comments

Larissa Abdalla

Nossaaaa!!! Parece mágica!!! Você é demais!!! Arrasou mais uma vez!!!

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *