BLOG

[Ambientes contam histórias] Mudanças simples deixam a sala mais moderna e funcional

Apesar de prazerosa, você já sabe que, decorar a casa é uma tarefa que exige esforço e dedicação. Mas mesmo assim, decide enfrentar o desafio, afinal, aquele é o seu lugar no mundo. Você se planeja da melhor forma, compra os móveis, troca as luminárias, chama o marceneiro para te ajudar com os armários, se esforça o máximo que pode e quando tudo fica pronto…

 

Parece que está faltando alguma coisa!

 

Não se preocupe.. Isso acontece numa frequência maior do que você imagina. E num momento em que eu tenho falando tanto sobre decoração com significado, o projeto de (re)decor dessas duas salas caiu como uma luva para ilustrar esse meu novo modo de pensar os espçaos.

 

O apartamento em questão tem localização privilegiada no bairro do Jardim botânico, no Rio de Janeiro e recebe um banho de luz natural durante todo o dia.

 

À primeira vista, parecia tudo “certo”. Os móveis e o apartamento eram novos e o layout (distribuição do mobiliário) estava ok. Mas, segundo o cliente, era “tudo branco demais… faltava um pouco de charme para receber os amigos… a mesa de jantar era pouco utilizada… as luminárias não funcionavam e não agradavam e a sala que poderia funcionar como um estar, só era usada pra assistir TV.”

 

Com alguns minutos de conversa e um pouquinho de paciência, o cliente descobriu o que (e o porquê) não agradava. E eu, com um pouquinho de observação, percebi que a personalidade do espaço também não era compatível com a identidade e a personalidade do dono.

 

Mas como colocar tudo nos eixos aproveitando o máximo do que já existia no local?

 

(quase) Ninguém quer jogar tudo fora e recomeçar a decoração do zero e, convenhamos, nem temos planeta suficiente pra aguentar tanto descarte. Então a solução pra esses casos é repensar tudo com calma e abrir a cabeça pra novas possibilidades de uso (tanto de objetos como de espaço). Isso inclui observar o que funciona ou não e analisar com carinho o que pode ser aproveitado e como isso deve ser feito.

 

No caso desse apartamento, depois de passar por esse processo que eu citei, nós começamos a pensar a transformação pela sala principal e decidimos acrescentar uma nova função: a de sala de estar. E pra isso, mantivemos a maior parte dos móveis e acrescentamos e modificamos alguns itens de lugar.

 

Carol Dias - como redecorar a sala - sofá preto

 

A parede de fundo do sofá, que antes era branca, foi pintada de cinza e serviu de pano de fundo para o resto da decoração. O banco amarelo, usado como mesinha lateral, e a cadeira preta, vieram para ajudar os pufes brancos e o sofá (existentes) a receber mais gente em dias de maior movimento (hello aconchego pros amigos).

 

Pufe 3 em 1:  no dia-a-dia, os pufes podem ser usados como apoio de pés ou mesinha de apoio para os petiscos 😉

 

Apesar da abundância de luz natural, a noite,a sala era escura. Para resolver essa questão, substituímos as luminárias existentes por um trilho com lâmpadas dimerizáveis + abajour de pé e abajour direcionável. Esse truque ajuda a criar cenários diferentes para assistir TV, receber os amigos e ler.

 

O tapete cinza claro, foi garimpado pelo cliente na internet e além de cumprir a missão de trazer um pouco de conforto e textura, ajudou a delimitar o espaço da sala nova.

 

Carol Dias - como redecorar a sala - quadros

 

Uma prateleirinha marota, confeccionada e instalada pela marcenaria Monte Sião, abriga as fotografias que antes ficavam guardadas na gaveta.

 

 Dica: a prateleira possibilita mudar os quadros de lugar e aumentar a coleção sem precisar furar e repintar a parede.

 

 

Antes

 

2014-07-31 12.00.23 apartamento humaitá- vista sala - antes

 

Depois

 

Carol Dias - como redecorar a sala - espelho (2)

 

E sabe aquele espelho que já existia e ficava encostado na parede de fundo da sala de jantar? Agora, ele reina absoluto na parede chanfrada que fica entre as duas salas.

 

A outra parte do espaço, onde fica a sala de jantar, também era subutilizada, e nossos planos de transformação pra ele eram mais ambiciosos e incluíam transformá-lo num “mini-bar”.

 

Antes

 

2014-07-31 12.02.41

 

Depois

 

E bar legal é aquele que tem luz agradável, bebida sempre à mão e é frequentado pelos nossos amigos, certo?

 

Então, pra nossa sala de jantar/bar, nós encostamos a mesa (existente) em um móvel, feito sob medida, que percorre toda parede de fundo da sala e serve de aparador.

 

Carol Dias - sala de jantar

 

As bebidas? Ficam logo ali, ao alcance das mãos, na adega e na bandeja embutida no móvel.

 

E o clima agradável?? Ah! Esse fica por conta dos achados do morador: luminária moderninha + lâmpadas de filamento, que são dimerizáveis e contribuem para deixar a luz na intensidade ideal.

 

Carol Dias - como redecorar a sala - jantar-bar

 

 

E o que eu preciso para finalizar a decoração?

 

All you need is love and..  DETALHES QUE FAZEM A DIFERENÇA!!

 

Carol Dias - como decorar a sala - detalhes que fazem a diferença4

 

Nem só de móveis, iluminação, tapetes e almofadas vive uma boa decoração. Os detalhes e os objetos que falam sobre você e que de certa forma trazem à tona um pouco da sua memória afetiva, também fazem parte do conjunto.

 

Sabe aquele seu livro que te faz lembrar o seu hobbie favorito, ou aquela garrafa de cerveja que você tomou com aquela galera incrível, ou aquelas plantinhas fofas que você adora cultivar na varanda?

 

Pois é!! São eles que contam a sua história e que te fazem lembrar quem você é. São esses pequenos detalhes que fazem a maior diferença no resultado final da sua decoração. E é neles que a gente aposta para fazer com que pessoas e espaços se conectem e vivam em harmonia.

 

Carol Dias - como redecorar a sala - detalhes que fazem a diferença 2

 

Carol Dias - como redecorar a sala - detalhes que fazem a diferença3

 

A história não acaba por aqui porque o quarto também foi transformado, e isso eu mostrarei em outra oportunidade.

Update: O antes e depois desse quarto já está disponível aqui 🙂

 

Mas por hora, eu gostaria de agradecer a todos que trabalharam comigo e me ajudaram a tirar esse projeto do papel. Ao cliente, à equipe da marcenaria Monte Sião e ao eletricista, gratidão pela confiança no meu método de trabalho e pelo empenho em fazer a mágica acontecer.

 

E pra você que leu o post até o final e tem interesse em saber mais sobre os meus serviços, é só clicar aqui!

 

Sabe aquele seu amigo que também precisa fazer as pazes com a casa? Não perde tempo, compartilha o post com ele! 🙂

 

Super beijo e até a próxima

Carol Dias

4 Comments

Edgleuma

Adorei o sofá! É exatamente o que estou procurando para o meu novo apartamento. Poderia me dizer de onde é?

Reply
Carol Dias

Olá Edgleuma! Tudo bem?

O sofá já pertencia ao cliente e por isso não sei onde ele comprou! Mas esse tipo de sofá é facilmente encontrado em lojas de decoração! Boa sorte na sua busca 🙂

Reply
Luciana

Fiquei encantada com o antes e depois, estou querendo algo assim. Parabéns pelo trabalho!

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *