BLOG

Inspire-se com o charme dos sofás coloridos

Sofás em tons neutros e sóbrios são quase uma unanimidade nas salas brasileiras e só de pensar em quebrar essa “regra” sentimos um misto de friozinho na barriga e curiosidade de ver resultados diferentes e cheios de bossa.

 

Nossa! Mas sofá colorido? Eu sou capaz de apostar que você está ai pensando que esse tipo de proposta só serve pros muito descolados ou que investir nessa ideia pode deixar a decoração cansativa e que o melhor mesmo é se manter na segurança do bom e velho sofá bege pra não correr o risco de enjoar daqui um tempo. Acertei?

 

Mas e se pra te ajudar a abrir mão dessa ideia eu te contar que nem só de ousadia vivem as cores e que dá pra construir ideias sofisticadas, delicadas ou sóbrias usando essa proposta?

 

Apostar na paleta de cores é a chave pro sucesso!

 

Entender quais elementos transmitem as sensações que você quer trazer pra sua sala te ajudam a definir a paleta de cores e coordená-la com estampas e texturas. Outra dica interessante é observar cores análogas e complementares no círculo de cores e fazer combinações entre elas (falaremos sobre esse assunto, em breve, em outro post! Se você quiser ser avisado quando ele entrar no ar, não deixe de me acompanhar no @ultimasdacarol 🙂

 

Como o sofá é um item de grande peso visual e terá destaque na sala, é importante dar uma atenção especial a essa peça na hora de compor o espaço.

 

Bora ver como isso funciona na prática?

 

Azul da cor do mar

 

Essa cor que consegue conquistar muita gente traz uma variedade enorme de tonalidades e combinações.

 

Carol Dias - sofás coloridos dão charme à sala (1)

 

Nesse projeto assinado por Marco Aurélio Viterbo, a combinação das cores azul e laranja (complementares no círculo de cores) se destacam em meio aos revestimentos claros e deixam a sala colorida e vibrante na medida certa.

 

Carol Dias - sofás coloridos dão charme à sala (9)

 

No projeto de Paula Neder, observe como o colorido do sofá azul turquesa faz um jogo perfeito e despretensioso com os objetos e almofadas em cores primárias e fibras naturais. Uma ótima estratégia para conferir leveza e jovialidade ao cinza do cimento queimado.

 

A sofisticação do laranja

 

Carol Dias - sofás coloridos dão charme à sala (3)

 

Para os mais discretos: laranja + cinza + marrom. Nessa composição, a cor laranja usada em tom claro e de forma pontual ajuda a quebrar e aquecer, de forma sutil, a seriedade da dupla cimento queimado +  madeira escura. Despretensiosamente charmoso!

 

Carol Dias - sofás coloridos dão charme à sala (4)

 

Nesse projeto de Sig Bergamin, o sofá não faz questão de ser a estrela da sala e se mistura de forma sutil e muito bem pensada entre os tons alaranjados do painel de madeira. Flores amarelas, quadros com elementos que destacam o laranja e detalhes azuis entram de forma estratégica pra deixar esse cantinho ainda mais acolhedor. Adorei! <3

 

Rosas cheio de charme e sofisticação

 

Carol Dias - sofás coloridos dão charme à sala (5)

 

Aaahhh! O rosa! Ganhou o imaginário das meninas da minha época e ficou estigmatizado como sinônimo de combinações açucaradas. Mas como “regras” surgiram para serem quebradas, essa sala nos mostra como a sobriedade e imponência do preto podem ajudar a suavizar a feminilidade do rosa e dos elementos decorativos mais clássicos.

 

Carol Dias - sofás coloridos dão charme à sala (10)

 

Feminino sim! Sem graça? Nunca! De novo, uma composição cheia de personalidade e que vem pra nos mostrar que o rosa não é sinônimo de monotonia ou “casa da barbie”. Estampas femininas que misturam tons de rosa, vermelho, azul e verde criam uma atmosfera delicada e ao mesmo tempo cheia de bossa nesse projeto de Alexandra Tobler.

 

Amarelos ousados e delicados

 

Não dá pra pensar em amarelo sem pensar em vivacidade e irreverência não é mesmo? Mas será que dá pra ter uma decoração sóbria usando cor?

 

Carol Dias - sofás coloridos dão charme à sala (7)

 

O arquiteto Guilherme Torres nos prova com todas as linhas, complementos e detalhes que: Sim! Dá pra ser lindo, sóbrio e sofisticado usando amarelo.

 

E fofo? Dá pra ser?

 

Carol Dias - sofás coloridos dão charme à sala (8)

 

Dá sim senhor! É só usar o amarelo em tons pasteis e misturar com cores que respeitem essa sensação de leveza. No caso dessa sala:  detalhes em branco, preto, tons claros de cinza e azul nos mostram que o amarelo também pode ser sutil e delicado.

 

Viu só como é possível criar salas lindas e cheias de charme usando a ousadia dos sofás coloridos? Qual a sua preferida?

 

Até bem pouco tempo, pra ter um sofá colorido pra chamar de nosso, era necessário mandar fazê-lo sob medida, mas o mercado de decoração, cada vez mais democrático,  já está apostando nessa ideia e pra nossa felicidade já é possível encontrar ótimas peças pra comprar a pronta entrega.

 

E como eu sabia que ao terminar de ler esse post você ia ficar tentado em ter um sofá lindo e colorido pra chamar de seu, fiz uma seleção pra te ajudar nessa busca.

 

Carol Dias - sofás coloridos onde encontrar

Sofá Ibirapuera amarelo na Oppa l  Sofá Cabriolet rosa claro na Tok Stok  l  Sofá Alice turquesa na Fernando Jaeger Sofá em veludo Azul na Etna  l   Sofá cama Bento na Fernando Jaeger

 

Algumas opções dá pra comprar on-line. Então aproveita e se joga! 🙂

 

Beijos e até a próxima!

 

Carol Dias

 

Fonte das imagens: 1, 2, 3, 5, 6, 7, 8

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *