BLOG

Home Office: transformação mostra que trabalhar em casa não precisa ser sem graça

Era uma vez um quarto de hóspedes que queria ser home office e um home office que precisava ser quarto de hóspedes…

 

Você já leu/viu/ouviu o começo dessa história em algum lugar?

 

Tenho certeza que você já passou por isso ou conhece alguém com uma história parecida! Certo?

 

E é por isso que eu resolvi contar por aqui como eu consegui reorganizar o meu home office/quarto de hóspedes para atender as minhas novas necessidades e te inspirar a fazer o mesmo por ai (ou compartilhar essas soluções com algum amigo ávido por transformações)

 

Se você ainda não leu o começo dessa história, pode dar um pulinho nesse post pra espiar. Mas se já leu e está ciente de tudo que eu falei por lá vale a pena ver de novo como o meu cantinho de trabalho era antes da transformação

 

Carol dias- esc antes

 

Resumindo: eu tinha espaço pra (quase) todas as minhas coisas, alguns objetos afetivos, alguns livros da minha biblioteca pessoal, uma impressora que ocupava 1/3 da minha área de trabalho e… paredes brancas e sem graça.

Não sei se essa é sua realidade ai, mas não tem graça nenhuma passar boa parte do dia olhando pra tela de um computador ou pra uma parede branca. Parece até que a gente está de castigo né não?

 

Como eu repensei e transformei todo meu cantinho de trabalho fazendo dele um espaço mais interessante e funcional (e o meu preferido na casa) eu vou contar aqui embaixo. Portanto, continue por aqui para ver as soluções que eu dei pra esse espaço e inspire-se para renovar os ares por ai também 🙂

 

1 – Criando mais espaços de trabalho: falando de funcionalidade

 

Lembra que eu falei no post anterior que meu maior desafio era “criar” espaço para 2 pessoas trabalharem confortavelmente? Pois é! Esta foi a minha prioridade máxima nesse projeto, e foi por ai que tudo começou.

 

Pra conseguir criar essa nova realidade, eu precisei abrir mão (e vender) a minha estação de trabalho antiga (mesa com prateleiras). Durante os estudos de layout e possibilidades de aproveitamento do espaço, eu conclui que seria necessário mudar a mesa de trabalho de posição.

 

E pra fazer isso por ai também, você precisa se perguntar: “como o espaço vai funcionar? Quais os itens necessários no meu dia a dia de trabalho?”.

 

Dica: Tome nota das medidas dos móveis e só então comece a estudar a melhor forma de posicioná-los no espaço. 🙂

 

2- Com tirar as ideias do papel

 

Assim que a gente define a melhor posição pra área de trabalho é hora de buscar a melhor forma de colocar as ideias em prática. Dá pra comprar móveis prontos ou será necessário fazer móveis sob medida?

 

No meu caso, eu precisei da ajuda de um projeto de marcenaria. Só assim eu conseguiria ter um móvel com as medidas e as funções necessárias.

 

3- O milagre da transformação

 

Como eu já disse antes, durante a fase de planejamento do espaço eu defini que a bancada e trabalho ficaria encostada na parede maior e defini também que meu material de uso diário (impressora, papeis, catálogos e amostras de materiais) ficaria todo organizado num móvel ao alcance das mãos.

 

E o resultado é esse que você pode conferir aqui embaixo 🙂

 

carol dias home- office colorido e funcional 6

 

carol dias home- office colorido e funcional 8

 

Mesa grande pra duas pessoas e espaço pra tudo que a gente precisa no dia a dia. Foi assim que surgiu , do campo das ideias, depois de muito estudo e suor, meu novo cantinho de trabalho, agora compartilhado com meu marido que também faz hora extra por aqui de vez em quando.

 

Lembra da mesa de trabalho antiga? Deu lugar a esse móvel branco que hoje abriga a impressora (que no dia da foto estava na assistência técnica) e todo meu material de trabalho (guardado nesses carrinhos amarelos que funcionam como gavetas).

 

Os livros que tanto me inspiram no dia a dia, foram parar nos nichos suspensos que ocupam as 2 paredes do home office.

 

carol dias home- office colorido e funcional 7

 

 

4- Detalhes que fazem a diferença

 

Como nem só de móveis e organização vivem os espaços habitados, os detalhes entraram com tudo nesse projeto pra transformar esse cantinho de trabalho num espaço mais acolhedor e inspirador.

 

O que me inspira?

 

Objetos de valor afetivo ganhados de parentes e amigos queridos, objetos trazidos de viagens, os livros que tanto me ensinam sobre as pessoas, a profissão e a vida, fotos, frases que me fazem lembrar momentos bons e mais um monte de coisas fuefas.

 

 

carol dias home- office colorido e funcional

 

 

Sempre que meus olhos se cansam ou buscam alivio e inspiração fora da tela do computador se deparam com todos esses objetos e memorias que fazem parte de mim e da história que eu venho construindo ao longo dos anos.

 

 

carol dias home- officecolorido e funcional13

 

Meu xodó nesse projeto é a combinação entre o painel verde (feito com GRAMA SINTÉTICA) e o nicho com fundo de PAPEL DE PAREDE.

 

Sim minha gente, fiquem ligados porque papel de parede, grama sintética e um monte de outras coisas podem ter outras funções nessa vida.

 

Falando em painel verde, ele foi criado pra fixar recados, descontrair o ambiente e me lembrar do meu sonho de trabalhar num lugar rodeado de grama e plantinhas de verdade. Porque sim, dá pra criar artifícios que nos deixem mais próximos da realidade que a gente quer viver 🙂

 

5- Decoração com significado

 

De nada adianta um espaço lindo e decorado se ele não te inspira e acolhe não é mesmo?

 

O que eu mais gosto no meu novo home office?

 

A experiência de poder acolher meu companheiro de vida também no trabalho. <3

 

 

carol dias home- office colorido e funcional 4

 

Porque decorar também nos ajuda a transformar (pra muito melhor) nossas experiências diárias. A transformação de um espaço no traz a possibilidade de se relacionar melhor consigo mesmo e com os outros.

 

Depois de ler isso tudo, você deve estar se perguntando sobre os hóspedes né? Eu não me esqueci deles. Como esse post estava ficando longo e eu queria que você pudesse aproveitar e analisar com calma todas as soluções que eu dei pro home office, decidi te mostrar o restante dessa história logo mais, em outro post 🙂

 

Enquanto isso, você pode me contar: o que falta pra deixar seu canto de trabalho mais funcional e inspirador?! Como é o seu canto de trabalho dos sonhos?

 

Fotos: Tatiana Azevedo

 

Nos vemos em breve!

 

Um abraço

 

Carol Dias

Um Comentário

Silvia. Dias

Super lindo e confortável , vc é ????????! A melhor designer ????‍???? de Niterói.podem apostar , quem contratar não se arrependera ????????
Já ????????

Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *