BLOG

Espaço físico x estilo de vida: como alinhar?

Carol dias - estabelecer prioridades

 

Praticidade, conforto e funcionalidade. Quem não quer atender a todos esses quesitos quando o assunto é decorar um espaço né não?

 

Mas afinal, quais são as características de um espaço prático e funcional?

 

A resposta é: DEPENDE.

 

Sabe por quê? Porque cada um dessas palavras pode assumir um significado diferente que vai variar de acordo com as necessidades de cada pessoa, espaço e momento de vida dos usuários.

 

Quer ver como isso funciona na prática?

 

Esse espaço aqui embaixo é o meu antigo home office que também funcionava algumas vezes por ano (no máximo 5) como quarto de hóspedes.

 

Carol dias- esc antes

 

Está certo que não era meu cantinho preferido e mais certo ainda que eu não dediquei tanto tempo, investimento e energia para decorá-lo. Afinal, quando eu montei esse espaço eu ainda trabalhava em outro escritório de arquitetura e design e ele não era usado com a mesma frequência de hoje.

 

Ele funcionava bem até eu decidir ter meu próprio escritório e meu marido também precisar passar algumas boas horas trabalhando em casa durante a semana (e como você pode ver, só existia espaço para uma única pessoa trabalhar)

 

Como a nossa vida mudou num piscar de olhos, as necessidades também mudaram e o ambiente deixou de ser prático e funcional como antes.

 

É nessas horas que a gente percebe que os espaços precisam ser dinâmicos. Assim como nós, eles precisam mudar pra receber e acolher os novos desafios que a vida nos traz.

 

E por aqui, claro, as coisas não seriam diferentes. Assim como (quase) todo mundo, nós tínhamos muitas demandas, alguns desafios para encaixar a nova realidade e uma dificuldade: SABER O QUE DEIXAR IR pra permitir que o espaço se tornasse funcional de novo.

 

Mas do que se desapegar se a gente sempre “precisa” de tudo não é mesmo?

 

Essa resposta é simples e vem quando a gente para pra observar de forma sincera (e com calma) as nossas REAIS NECESSIDADES.

 

Uma pergunta básica que a gente pode se fazer pra ajudar a resolver esse quebra cabeças é: “Qual é a minha PRIORIDADE nesse espaço?

 

E ó.. Prioridade, como o próprio nome nos sugere deve ser algo que precisa ser resolvido antes das outras coisas e necessidades. Portanto, não vale ter 10 prioridades ao mesmo tempo viu? 🙂

 

Pra te ajudar nessa missão, faça uma listinha com as suas NECESSIDADES! Numere-as por ordem de importância, descubra qual a sua PRIORIDADE nesse momento e desapegue-se do que já não faz mais sentido na sua nova realidade! Dessa forma vai ficar mais fácil saber por onde começar a organizar sua nova rotina e seu novo espaço.

 

No nosso caso, a prioridade máxima era: acomodar 2 pessoas trabalhando diariamente dentro do home office. E assim foi feito!

 

Mas você sabe que PRIORIDADE anda de mãos dadas com a necessidade de FAZER ESCOLHAS né?

 

E como mágica não existe na vida real, nós também fomos obrigados a fazer escolhas. Pra que o novo home office saísse do campo das ideias, decidimos abrir mão de uma cama que ficava na frente da mesa de trabalho e ocupava a maior parte do espaço para dar lugar ao novo integrante desse escritório compartilhado. Uma decisão difícil, que exigiu bastante conversa e negociação mas que nos permitiu deixar as ideias fluírem com mais facilidade 🙂

 

É claro que essas decisões não são as mais simples de serem tomadas e exigem um bocado de paciência e cuidado. Mas tenha calma e não se desespere! Isso tudo faz parte do processo para encontrar a “fórmula mágica” do ambiente prático e funcional.

 

Como o nosso novo espaço ficou, pra onde a cama foi e como nós recebemos os hóspedes depois de toda essa mudança você vai ver no próximo post que vai aparecer por aqui na próxima semana!

 

Se quiser ficar sabendo em primeira mão quando ele vai sair, é só me seguir no instagram (@ultimasdacarol), é por lá que eu anuncio todas as novidades que você confere aqui 😉

 

E você? Tem conseguido priorizar suas necessidades pra organizar os seus espaços?

O que está faltando pra que o seu cantinho fique mais funcional e prático? Do que você precisa abrir mão?

 

Beijos e até a próxima!

 

Carol Dias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *